LA – Ling C – Aula 09B – Exercícios de Funções

Funções – Exercícios

Baseado no que foi aprendido em funções, faça os seguintes exercícios:

1. Faça um programa para mostrar na tela a seguinte saída, através de uma função:
*********************
* FELIZ ANIVERSARIO *
*********************

2. Faça um programa que monte na tela um menu de opções. Este menu deverá dar ao usuário 1 opção de programa ou sair. A função deverá limpar a tela antes de mostrar os dados.

3. Elaborar uma função que leia a base e a altura de um triangulo, calcular e retornar sua área. A área calculada deverá ser retornada a função main que deverá imprimir mensagem com o valor na tela. Para calcular a área utilizar a formula: Area= Base * Altura.

4. Criar uma função que converte temperaturas em Fahrenheit para Celsius, sendo que a temperatura em Fahrenheit deverá ser passada como parâmetro do tipo de dados float. A fórmula para conversão é C = (F − 32) / 1.8.

5. Criar uma função que converte temperaturas em Celsius para Fahrenheit, sendo que a temperatura em Celsius deverá ser passada como parâmetro do tipo de dados float. A fórmula para conversão é F = C * 1.8 + 32.

6. Implementar a função RAIZQUADRADA. Esta função deve:
a. Receber um número do tipo int como parâmetro.
b. Retornar a raiz quadrada do número recebido.

7. Crie uma função que receba um ano como parâmetro e retorne 1 se o ano for bissexto e 0 (zero) se não for. A função main deverá receber o retorno e emitir uma mensagem de acordo. Dicas:
a. Um ano é bissexto se ele for divisível por 400.
b. Um ano também é bissexto se for divisível por 4 mas não por 100.

8. Implementar a função INVERTE que recebe um vetor de caracteres como parâmetro e retorna esta string escrito ao contrário. Ex: “Exemplo” <-> “olpmexE”.

9. Fazer uma função que recebe um mês e um ano como parâmetros e retorna o número de dias daquele mês daquele ano. Dica: um ano é bissexto quando é múltiplo de 4 e não múltiplo de 100, ou também quando é múltiplo de 400.

10. Faça uma função que recebe, por parâmetro, a hora de inicio e a hora de término de um jogo, ambas subdivididas em 2 valores distintos: horas e minutos. A função deve retornar, a duração do jogo em minutos, considerando que o tempo máximo de duração de um jogo é de 12 horas e que o jogo nunca pode começar em um dia e terminar no outro.

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